CONTADOR DE VISITAS

Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2009

PAPO LEGAL



A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por intermédio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas, lança em Minas Gerais o Programa Papo Legal - "Quando o Assunto é Drogas, o Diálogo é que faz a Cabeça”.



O programa aborda o problema do uso de drogas a partir da identificação dos fatores de risco, ou seja, dos agenciadores que conduzem, facilitam e identificam usuários de drogas. O fundamento do Papo Legal é o diálogo comunitário traduzido por meio de oficinas e intervenções artísticas culturais.


O programa tem como coordenador Geral nosso querido mestre e amigo na luta contra as drogas, Dr. Ronaldo Vianna, membro do Conselho Estadual Antidrogas, representante da FEBRACT e da CT- Terra da Sobriedade.



O Papo Legal pretende criar oportunidades para o adolescente ser protagonista da sua historia pessoal, na aquisição do conhecimento e promover a consciência crítica sobre o uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. Também é objetivo do programa assegurar aos adolescentes, educadores e sociedade ferramentas que possam ampliar o saber e incentivar a proposição de projetos pedagógicos envolvendo aluno e educador.

Fatores de risco podem ser compreendidos como aqueles que condicionam ou contribuem para as circunstâncias em que os indivíduos estarão mais propícios a algum tipo de transgressão.


O Papo Legal será desenvolvido durante os anos de 2009 e 2010 em escolas estaduais e municipais previamente selecionadas, com o objetivo de apresentar aos adolescentes e jovens novos caminhos possíveis para potencializar suas energias: a profissionalização, as artes, a cultura, o esporte, dentre outros. A tônica do programa é dar subsídios aos adolescentes e jovens para repensarem e fazerem escolhas sobre o rumo das próprias vidas, mediante informações e construções oriundas da realização de oficinas e palestras.