CONTADOR DE VISITAS

Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

LUTO PELAS MORTES EM ESCOLA DO RIO DE JANEIRO


ESCOLA MUNICIPAL TASSO DA SILVEIRA





COMO PAI FICA AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO COM ESTA TRAGÉDIA, E O QUE SINTO NESTE MOMENTO, (QUE É UMA MISTURA DE SENTIMENTOS EXTREMOS), ME OBRIGA APENAS A DEIXAR UMA MENSAGEM DE SOLIDARIEDADE AOS PAIS QUE PERDERAM DE FORMA TÃO INACEITÁVEL SEUS FILHOS E FILHAS.

NÃO COMETEREI O ERRO QUE ESTOU VENDO NAS ÚLTIMAS HORAS, EM VÁRIOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, QUE ESTÃO BUSCANDO JUSTIFICATIVAS COM GRANDES ESPECIALISTAS EM DOENÇAS MENTAIS, PARA BUSCAR UMA RESPOSTA QUE NÃO EXISTE.

SERÁ QUE TODOS OS CRIMES AGORA SERÃO JUSTIFICADOS COMO QUE MOTIVADOS POR  DOENÇA MENTAL?  

E PERGUNTO?

EM QUE ISTO CONFORTARÁ O CORAÇÃO DILACERADO DE QUEM ESTA SOFRENDO NESTE INSTANTE, POR SEUS QUERIDOS ENTES QUE SE FORAM, VITIMADOS POR UM MONSTRO?

MEUS SINCEROS RESPEITOS A TODAS AS FAMÍLIAS VÍTIMAS DESTE ATO SEM PRECEDENTES.



Medalha LIONS - 2010 Region Chaiperson Excellence Awards



Caros (as) seguidores (as) de nosso Blog. Com imenso prazer venho participar a todos que apoiam as nossas ações contra as drogas, que recebi do Presidente Internacional Eberhard J. Wirfs o prêmio de Excelência como o melhor Presidente de Região do Lions Internacional DLC12, no ano leonístico 2009/2010.
Este reconhecimento me motiva ainda mais a continuar em todos os nossos projetos, me preparando ainda mais para os desafios que iremos enfrentar nos próximos anos.

 



PIN de reconhecimento sendo colocado pelo EGD. CL. Célio Bonfim Ribeiro, a quem tive o prazer de servir ocupando os cargos de Presidente da Região C, Assessor Antidrogas e Assessor de Lions Quest

 





Medalha / PIN de "Region  Chaiperson Excellence Awards"


"...O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

Fernando Pessoa



segunda-feira, 4 de abril de 2011

OS ADOLESCENTES, O CIGARRO E A MACONHA






Muito bem caros (as) amigos (as), eis de novo o grande vilão "cigarro" em evidência. Recentemente lendo alguns artigos como pesquisa,  uma matéria alarmante me chamou a atenção sobre a percepção dos jovens quanto aos riscos eminentes de seu envolvimento com o cigarro. 








Enquanto os pais estão percebendo os males do cigarro e largando o vício seus filhos começam a fumar cada vez mais cedo. Praticamente metade dos brasileiros até 24 anos afirmam ter visto propaganda pró-tabaco, sendo que as meninas são mais susceptíveis ao fumo. O que mais me chamou a atenção é que 70% dos estabelecimentos que vendem cigarros são próximos as escolas. Apesar da venda ser proibida a menores, poucos encontram dificuldade em comprar o produto.





Continuando a pesquisa achei este artigo em um site específico sobre drogas e observei que os Jovens que começam a fumar aos 12 anos têm 26 vezes mais chances de consumir maconha aos 17, mostra pesquisa finlandesa.

Adolescentes que começam a fumar por volta dos 12 anos de idade têm 26 vezes mais chances de experimentar e desenvolver o hábito de consumir maconha ou outra droga ilícita aos 17 anos. De acordo com estudo financiado pela Academia da Finlândia para Programas de Pesquisa sobre o Uso de Substâncias e Dependências, a relação entre o cigarro e o consumo precoce de drogas pode ser motivado por problemas comportamentais, como a impulsividade e a hiperatividade.






Durante a análise dos dados, a equipe finlandesa levou em consideração fatores como gênero, consumo de álcool pelo adolescente e pela família, número de amigos fumantes, conhecidos que já tiveram contato com drogas e comportamentos agressivo entre os garotos. "Nossa descoberta corrobora a hipótese do portão de acesso, que afirma que substâncias lícitas, como o cigarro e o álcool, são apenas um passo prévio ao consumo de drogas ilícitas", diz Tellervo Korhonen, uma das responsáveis pelo estudo.

A pesquisadora acrescente ainda que o cruzamento de fatores comportamentais com os genéticos também pode esclarecer a ligação entre cigarro e drogas. 

"Essa é uma hipótese válida e, por isso, queremos ir mais a fundo nos estudos", diz. "A impulsividade pode levar o jovem a experimentar mais coisas. Se ele tem acesso ao cigarro, por exemplo, é bem provável que tenha vontade de prová-lo bem cedo. Esse pode ser um caminho para experimentar mais e mais coisas, como a maconha", diz Tellervo.


Veja esta foto. O que ela nos transmite? Este é o nosso desafio, como criar situações que possam se reproduzir á cena desta foto. (Em minha ótica, uma criança recusando, dizendo não a alguém lhe oferecendo cigarro). Reflitamos....

Fonte: Base didática e fotos /ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas e sites sobre drogas e sites afins.