CONTADOR DE VISITAS

Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Reunião Ordinária CONEAD MG - Abril 2014

Em Belo Horizonte no último dia 29/04, em uma manhã fria típica do outono mineiro, aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Minas Gerais, a reunião ordinária do CONEAD MG- Conselho Estadual de Políticas sobre drogas do Governo de Minas Gerais referente a Abril. O evento presidido pelo seu Presidente Dr. Aloísio Andrade, contou com a presença de conselheiros representantes de várias entidades que compõem o CONEAD, como Polícia Federal, Ministério Público, Secretarias de Estado, Lions Clube, Lojas Maçônicas, Rotary clube, Servas, Conselho de Farmácia entre outros. Paz Profunda a todos! Conselheiro Hamilton Henrique Siqueira.







quarta-feira, 2 de abril de 2014

02 DE ABRIL - DIA MUNIDAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO



No dia de hoje, 2 de abril se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo que foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pais, profissionais e governantes. Estes, se uniram para fazer um alerta sobre esta síndrome que cada vez mais afeta novas crianças. Um dia de Conscientização. 

Paz profunda a todos. Hamilton Siqueira




Os transtornos do espectro autista, descritos inicialmente por Kanner em 1943, são considerados modernamente como um conjunto heterogêneo de síndromes clínicas que tem em comum uma tríade: comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamentos repetitivos e estereotipados, que podem variar desde as formas mais leves até formas mais graves. A forma mais grave é o isolamento social completo e a indiferença às pessoas, já uma forma mais atenuada pode ser vista naqueles que não procuram espontaneamente o contato social mas aceitam ser procurados sem oferecer resistência alguma.




A etiopatogenia da doença é multifatorial dependendo de fatores genéticos e ambientais. Pode ocorrer que pacientes autistas tenham as chamadas "ilhas de habilidades" onde podem manifestar facilidade no aprendizado da leitura, memória excepcional, dom para o desenho e outras áreas. É comum também uma certa obsessão por sistemas, habilidades avançadas para uso de máquinas, computadores, eletrônica.




O comportamento repetitivo pode ou não estar presente. Distúrbios do desenvolvimento da linguagem, epilepsia, transtornos neuropsiquiátricos e deficiência mental podem coexistir.
É uma síndrome mais comum do que se pensa, por exemplo, é mais comum do que se somarmos os casos infantis de câncer, diabetes e AIDS, juntos!

Atualmente o número mais aceito é a estimativa de que haja 2 milhões de pessoas com autismo, cerca de 1,0% da população.

Não existe tratamento médico específico para o autismo. Os medicamentos são utilizados para tratar as complicações neuropsiquiátricas. O tratamento mais eficaz consiste em reabilitação global, incluindo atuação de diversos profissionais como fonoaudiólogo, psicólogo comportamental, terapeuta ocupacional e o emprego de métodos psico-educacionais e comportamentais bem como a inclusão em programa pedagógico em escola de de educação especial ou regular, de acordo com as perspectivas de cada paciente. 



O diagnóstico precoce e um acompanhamento digno para estes pacientes é o passaporte para um mundo livre de discriminação, onde todos, apesar de suas limitações, possam alcançar seu potencial máximo.