CONTADOR DE VISITAS

Páginas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO


Mais um importante momento em minha vida. Nesta quarta feira dia 03 de Dezembro de 2014 (meu aniversário), fui honrado através de homenagem da Câmara Municipal de João Monlevade, recebendo o Diploma do Dia Internacional do Voluntário. 



Na ocasião fui convidado a subir ao púlpito e expressar em nome de todos os homenageados, a importância deste exercício e sentimento que é ser voluntário. 




Desde 1985 a Organização das Nações Unidas institui o dia 5 de dezembro como o dia internacional do voluntário. A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos. O serviço voluntário além de trazer um retorno intangível em termos de satisfação e bem-estar para quem o pratica, também pode fazer a diferença na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. As empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais que estejam engajados em algum tipo de trabalho voluntário junto à sociedade. Primeiro porque os empresários visam a melhoria nos serviços prestados ao cliente, e pessoas com espírito social, normalmente, são mais eficazes nesse ponto. Segundo porque, se a pessoa tem olhos para a sociedade da qual faz parte, dentro da empresa terá uma visão de conjunto capaz de abranger todo o contexto e não apenas o seu setor. Em meu caso, as atividades relacionadas a temática Álcool e outras drogas, vem sendo o meu foco. Acreditar que podemos fazer a diferença e diante deste reconhecimento público, me sinto ainda mais motivado e fortalecido para continuar esta luta, juntamente com outros milhares de cidadãos que anonimamente fazem a sua parte, em várias áreas sociais. E ser voluntário é acima de tudo, ser perseverante, pois além de todos os obstáculos naturais que emergem em todos os processos, vem o preconceito daqueles que ao invés de apoiarem, caminham no lado oposto, criticando, rotulando e muitas vezes prejudicando o andamento de várias ações. 


Em meu conceito ser voluntário é o cumprimento de uma determinação divina de "Amar ao próximo", como falamos em Lions Internacional, "É agir desinteressadamente", sem visar lucros, mas sim o bem estar de quem nos propomos a ajudar. Por isto, agradeço ao Cósmico por me habilitar nesta divina missão, a minha família que sempre meu apoiou e compreendeu os momentos que me ausentei, e a todos vocês que no decorrer de meus 20 anos de ações voluntárias, se fizeram presentes ao meu lado, me dando o apoio e atenção que necessitava para cumprir a minha missão, é com vocês que divido este reconhecimento. Paz profunda a todos! Hamilton H Siqueira.