Porque me capacitar, se já sei o suficiente? Ainda hoje costumo ouvir este questionamento. Devo citar que em todos os nossos encontros com autoridades, técnicos, militantes e amigos das áreas afins relacionadas ao Álcool e Drogas, temos confirmado o quanto é importante nos prepararmos para melhor entendermos a temática antidrogas. Costumo dizer como membro atuante do Lions Internacional e cidadão voluntário em várias ações em conjunto com órgãos governamentais e ONG's, que "Até para ajudar-mos as pessoas, temos que nos preparar e entendermos da temática em evidência. Não basta apenas boa vontade, temos que pesquisar e nos capacitar para um assunto tão sério.
Diversas ferramentas estão sendo desenvolvidas e oferecidas de forma gratuita a todos os cidadãos que querem se informar. A SENAD em parceria com várias Universidades, vem promovento vários cursos de extensão Universitária, com reconhecimento oficial dos órgãos competentes, o Governo de Minas Gerais, tem investido no Curso de especialização em Dependência Química (LATU SENSUS), e nas formações dos Técnicos em Dependência Química, onde profissionais de comunidades terapêuticas, estão se habilitando cada vez mais para a nossa realidade e o novo modelo de tratamento e recuperação de dependentes Quimicos. Entre estes cursos, tive a oportunidade de concluir 04 (Quatro) simultâneamente, foi difícil, precisou perserverânça e muita paciência aliada a uma cota extra de sabedoria, e consegui obter o sucesso objetivado.
1 -
Curso de Prevenção ao uso indevido de drogas - Capacitação para Conselheiros Municipais, promovido pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) em conjunto com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD/UFSC).
2 -
Curso de Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho: Conhecer para ajudar, promovido pela SENAD em parceria com o SESI e desenvolvido pela FAPEU, em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina.
Curso de Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho: Conhecer para ajudar, promovido pela SENAD em parceria com o SESI e desenvolvido pela FAPEU, em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina.
3 -
Curso de Controle Social e Cidadania, promovido pela CGU - Controladoria Geral da União, em parceria com a ESAF - Escola de Administração Fazendária e UNISERPRO - Brasília DF.
4-
Curso de Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos para Projetos Corporativos, promovido pela Subsecretaria de Políticas Antidrogas em parceria com o Núcleo de Pós-Graduação e Educação a Distância do SENAC MINAS.
" ... A nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas a informação nas mãos de muitos." Johm Naisbitt
Hamilton Henrique Siqueira