CONTADOR DE VISITAS

Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

OS ADOLESCENTES, O CIGARRO E A MACONHA






Muito bem caros (as) amigos (as), eis de novo o grande vilão "cigarro" em evidência. Recentemente lendo alguns artigos como pesquisa,  uma matéria alarmante me chamou a atenção sobre a percepção dos jovens quanto aos riscos eminentes de seu envolvimento com o cigarro. 








Enquanto os pais estão percebendo os males do cigarro e largando o vício seus filhos começam a fumar cada vez mais cedo. Praticamente metade dos brasileiros até 24 anos afirmam ter visto propaganda pró-tabaco, sendo que as meninas são mais susceptíveis ao fumo. O que mais me chamou a atenção é que 70% dos estabelecimentos que vendem cigarros são próximos as escolas. Apesar da venda ser proibida a menores, poucos encontram dificuldade em comprar o produto.





Continuando a pesquisa achei este artigo em um site específico sobre drogas e observei que os Jovens que começam a fumar aos 12 anos têm 26 vezes mais chances de consumir maconha aos 17, mostra pesquisa finlandesa.

Adolescentes que começam a fumar por volta dos 12 anos de idade têm 26 vezes mais chances de experimentar e desenvolver o hábito de consumir maconha ou outra droga ilícita aos 17 anos. De acordo com estudo financiado pela Academia da Finlândia para Programas de Pesquisa sobre o Uso de Substâncias e Dependências, a relação entre o cigarro e o consumo precoce de drogas pode ser motivado por problemas comportamentais, como a impulsividade e a hiperatividade.






Durante a análise dos dados, a equipe finlandesa levou em consideração fatores como gênero, consumo de álcool pelo adolescente e pela família, número de amigos fumantes, conhecidos que já tiveram contato com drogas e comportamentos agressivo entre os garotos. "Nossa descoberta corrobora a hipótese do portão de acesso, que afirma que substâncias lícitas, como o cigarro e o álcool, são apenas um passo prévio ao consumo de drogas ilícitas", diz Tellervo Korhonen, uma das responsáveis pelo estudo.

A pesquisadora acrescente ainda que o cruzamento de fatores comportamentais com os genéticos também pode esclarecer a ligação entre cigarro e drogas. 

"Essa é uma hipótese válida e, por isso, queremos ir mais a fundo nos estudos", diz. "A impulsividade pode levar o jovem a experimentar mais coisas. Se ele tem acesso ao cigarro, por exemplo, é bem provável que tenha vontade de prová-lo bem cedo. Esse pode ser um caminho para experimentar mais e mais coisas, como a maconha", diz Tellervo.


Veja esta foto. O que ela nos transmite? Este é o nosso desafio, como criar situações que possam se reproduzir á cena desta foto. (Em minha ótica, uma criança recusando, dizendo não a alguém lhe oferecendo cigarro). Reflitamos....

Fonte: Base didática e fotos /ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas e sites sobre drogas e sites afins.

Nenhum comentário: