CONTADOR DE VISITAS

Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

HENRIQUE e SIQUEIRA- ORIGEM E BRASÕES

Hoje estarei falando um pouco da origem da minha família. Estudos nos reportam ao velho continente, onde da essência gerada entre os Espanhois "Henriquez" e dos Portugueses "Siqueyros", surgiu os HENRIQUE SIQUEIRA, CLÃ do qual me orgulho em pertencer.


.

.
Sobrenome de origem portuguesa, considera-se como sendo uma variação de Sequeira, derivado de Sequeiro "lugar seco, que não é regado".

Em 1278 foi registrado como Siqueyros. Procedem de D.Martinho de anaya, filho de D. Anião da Estrada, que foi cavaleiro principal do reinado de D. Afonso Henriques, foi senhor de Goes e Honra de Sequeira, donde derivou o sobrenome a seus descendentes.
.
.


.

O sobrenome Henriques e suas variações Henrique e Henríquez vêem do nome próprio de origem germânica, Henrico, que significa príncipe poderoso. Tendo uma maior predominância na Espanha e Portugal.


O sobrenome Henriques ganhou fama em Portugal entre os séculos XI e XII, durante o governo de D. Henrique da Borgonha, Conde de Portugal e de seu filho D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, que são considerados os fundadores do reino de Portugal.


D. Afonso de Portugal ganhou o apelido Henriques por ser filho de D. Henrique, na época era costume batizar um filho de alguém chamado de Henrique com o nome Henriques, que significa filho de Henrique, ou sua variação Espanhola Henriquez. Desta forma o sobrenome Henriques tem origem batismal. .

9 comentários:

Anônimo disse...

Interessante...combina com vc !
Principe Poderoso.

Anônimo disse...

achei muito interessante,pois o meu sobrenome "e Ramos de Siqueira

Anônimo disse...

achei muito interessante,pois o meu sobrenome "e Ramos de Siqueira

Anônimo disse...

achei interessante, pois meu sobrenome 'e Ramos de Siqueira,familia da cidade de Guararema SP.

Diário-reflexões disse...

Tenho Siqueira no meu nome também. Gostei em saber a origem.

Deus te abençoe!

fabian disse...

Tenho na minha genealogia paterna este sobrenome de siqueira, como sou gaucho acredito ser de origem açoriana, mas não pesqusei ainda.
Sabe algo sobre os siqueira do Rio Grande do Sul?
Sem mais agradeço.

Akacarioca disse...

Meu sobrenome é Antunes Siqueira e minha familia veio das cidades de Cataguazes e Cisneiros em Minas Gerais.

Sera que posso usar este brasão Siqueira mostrado acima?

Moro a quase 25 anos nos USA e não tenho mais nenhum parente vivo no Brasil, por parte do meu pai.

Obrigado,

Carlos
u4yy2@hotmail.com

Unknown disse...

Olá meu nome é Daniela Siqueira , adorei saber um pouco mais sobre meu sobrenome!

Jeruza Siqueira disse...

Eu me chamo Jeruza Siqueira e meu avô era de São Mateus-ES,também era Rosacruz. Embora este sobrenome venha de Portugual, tenho uma afinidade com os judeus, gostaria de saber se os ?Siqueiras vindo de Portugual teem alguma ramificação de Israel. Não sei como descobrir isto.Bju.