Na noite de 23 de Agosto de 2017, às 18 horas e 20 minutos, tive a honra de ser homenageado pela Câmara Municipal de João Monlevade, com o título de Cidadão Honorário desta cidade que tanto amo. Obrigado a cada um de vocês que em algum momento participou na construção de minha história de vida. Obrigado Família, amigos e parceiros. Obrigado João Monlevade por me tornar um de seus filhos ilustres. Paz Profunda a todos!
DISCURSO COMPLETO
Boa noite, João Monlevade!
Quero iniciar a minha fala cumprimentando ao excelentíssimo Vereador Sr. Djalma Bastos presidente desta casa, ao meu amigo vereador Guilherme Nasser proponente dessa titulação que tanto me honra, a todos os vereadores que aprovaram por unanimidade a concessão deste título, aos servidores e amigos da imprensa aqui presentes.
Cumprimento em especial a cada um de vocês ai na plenária, meus familiares e amigos que vieram me honrar com sua companhia.
Essa noite que para mim já era especial e bela, com vocês aqui, ficou simplesmente maravilhosa.
Orientaram-me a ser breve, e como todos falam e sabem adoro conversar “sou um cara bom de prosa, NE?”, portanto, será uma tortura pra mim me conter e cumprir está missão, mas, se a emoção assim me permitir vou fazer todo possível para cumprir este prazo estabelecido.
Vou contar-lhes uma pequena história em duas etapas, a primeira relatando a vida de um cidadão nascido no dia 03 de dezembro de 1962 em Belo Horizonte, sagitariano e primogênito de uma família muito simples, cristã e imensamente amorosa. A Família SIQUEIRA que têm como alicerce o meu pai Sr. Antônio Maria Siqueira, ícone e modelo de referência moral e ética para mim e todos que tiveram e ainda têm a oportunidade de conviver ao seu lado, que infelizmente por motivos de saúde relacionados a seqüelas advindas de um brutal AVC ocorrido em 2008, não pode estar presente neste momento. Família que tem uma mulher guerreira e movida a pura emoção, minha amada Mãe Raimunda Santana a dona Ray, que criou dignamente seus 7 filhos, no bairro Humaitá (cachoeirinha) onde vivi até os meus 34 anos de idade. Lá foi o começo de tudo, pois ali formei a minha personalidade e caráter.
Etapa que pude literalmente curtir o “SER” criança, pois lá tive este privilégio de poder ter tudo que era permitido, não pelo que o dinheiro podia me dar, pois, dinheiro não tinha, e não era necessário, mas sim, pela liberdade e qualidade de vida que era característico daquela época que fazia uma geração de crianças, poderem ser felizes. Crianças que sabiam o que eram direitos e deveres, que tinham referências. Crianças que podiam brincar nas ruas sem correrem nenhum tipo de risco e se aventurarem a sonhar, assim me tornei um eterno sonhador. Ah, e as brincadeiras? Deliciosas brincadeiras sem me esquecer das fantásticas “Peladas de ruas” e os torneios de futebol que desde novo participei principalmente como um bom torcedor do melhor de Minas que sou e claro meu glorioso América Mineiro. A minha primeira atividade de trabalho, aos 11 anos de idade, vendendo jornal o Estado de Minas na porta da Igreja de São Francisco de Assis nas missas de domingo. E Depois acompanhado de minha primeira caixa de engraxate feita pelo meu pai.
E a minha adolescência? Nossa Foi ótima! Momentos de descobertas e conquistas. Sempre rodeado de familiares e amigos. Lembrando das rodas de viola em família, regradas ao som de músicas que tocava em meu violão junto com meus tios, sendo coadjuvante do meu pai em suas interpretações homéricas de Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Tonico e Tinoco, Tião carreiro e Pardinho, e tantos outros, momentos que se eternizam em minha memória.
E os meus estudos? Quanta dedicação e perseverança eu tive que ter, devido às dificuldades advindas de minha origem pobre, isto em conjunto com o início de minha vida profissional, meu amadurecimento como adulto, e o meu primeiro casamento que me deu a honra de ser PAI, com o nascimento de meu filho Matheus Henrique Santos Siqueira. Minha sequência no processo de crescimento acadêmico e profissional que sempre foi intenso. Ainda nesta etapa com o fim de meu primeiro casamento, me surge uma paixão avassaladora que culminou com minha segunda união com a sempre amada Rosi, que no pacote me trouxe um lindo presente, que foi a minha linda e querida enteada/Filha Mariana Cristina, uma flor de apenas 05 aninhos de idade.
E veio a segunda etapa, iniciada no ano de 1999, com a minha vinda para João Monlevade, na época, por motivos profissionais tendo como missão organizar uma clinica Odontológica que se tornaria uma das melhores na época, gerando reconhecimento e um novo despertar profissional.
Que momentos áureos esta Cidade me proporcionou. Que “belle Epoqué”, bela época Monlevade vivia. Fiquei encantado com tudo e todos, ao ponto de não querer mais retornar para Belo Horizonte e pedir à direção da empresa, que me permitisse continuar a minha caminhada aqui, nesta cidade. Tomei naquele momento uma das decisões mais sábias de minha vida, que foi viver e criar a minha família, aqui em João Monlevade. A cidade que me cativou e acolheu, onde tive e tenho o privilégio de ter amigos que se tornaram a minha família em João Monlevade.
Cidade que despertou em mim um sentimento de cidadania jamais sentido antes. Descobria em 2004 o Lions Internacional, e tive a honra de poder me filiar a entidade e iniciar meu processo de liderança e desenvolvimento como um ser humano Melhor, através do Servir desinteressadamente.
João Monlevade do COMEN e depois COMAD – Conselho Municipal Antidrogas com seus baluartes, homens e mulheres que se comprometiam na eterna luta contra as drogas em prol da comunidade, do qual tive a oportunidade de participar e liderar durante 02 mandatos. COMAD que por mérito se tornou o CONSELHO mais respeitado de todo estado, por suas constantes atividades e eventos, tendo servido de referência em todas as etapas da criação em Minas Gerais de uma nova política pública Estadual sobre Álcool e Drogas.
Ah João Monlevade, cidade que abriu as portas para me capacitar e ser um palestrante, articulador e mobilizador social, formações que me levaram a participar na esfera estadual do CONEAD – CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS no ano de 2008, autarquia que tenho a honra de participar até hoje como voluntário, pois, todos os conselheiros são voluntários seja na esfera municipal, estadual ou federal.
CONEAD que me agraciou com uma das maiores honrarias no Brasil, que foi o reconhecimento individual no estado Minas Gerais pelo governo federal no ano de 2009, com o Mérito de Valorização pela Vida, ofertado pela SENAD Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, outra alavanca que me impulsionou a desenvolver um novo olhar sobre a prevenção de drogas no estado, em um momento onde o sistema se mostrava engessado pela legislação retrograda. Oportunidade que desenvolvemos através de parcerias novos projetos para promover diálogos voltados à criação de CONSELHOS MUNICIPAIS, bem como a motivação de apoio a comunidades terapêuticas através da internação de dependentes químicos em todo estado, e o mais importante para mim, desenvolver ferramentas para ampliar o interesse ao protagonismo juvenil, com palestras, mostrando aos jovens as vantagens de tomar as rédeas de suas vidas, através da escolha do caminho certo.
Ah! João Monlevade se fosse citar tudo que me foi proporcionado através desta terra, com certeza iria ultrapassar em muito o horário que foi estipulado e não já não foi respeitado por mim.
Por isto João Monlevade. Obrigado por me tornar um de seus filhos, pois, mesmo sem ter este mérito, assim me apresentava, sendo conhecido em todos os lugares por onde andei, como o Hamilton Henrique Siqueira da cidade João Monlevade.
Portanto, se o merecimento pode não ser tanto, o amor e a identificação que eu tenho por João Monlevade, me habilitam a receber este título de Cidadania honorária.
E concluindo, gostaria de agradecer a cada um de vocês aqui presentes, amigos de sempre, dos mais antigos aos mais novos, aos MEUS QUERIDOS AMIGOS ETERNOS, aos meus companheiros do Lions clube de João Monlevade Sobral, ao Lions Internacional em todas suas esferas, aos clubes do DLC12 e DMLC, aos parceiros e amigos do Governo do Estado de MG, CONEAD através do Dr. Aloisio Andrade, equipe e meus pares de conselho. a SUPOD através da subsecretaria Patrícia Magalhães, aos parceiros do Rotary e Maçonaria, aos meus amigos do REAL, que tenho o prazer de ser associado e membro do conselho Fiscal, aos parceiros da Fundação CRESCER que atuo também no conselho curador. Aos pares do CONSEP do setor 01, lutando sempre por uma Monlevade mais segura, às policias Militar e Civil de João Monlevade, bem como ao Corpo de Bombeiros Militar de Itabira que sempre me trataram com distinção e presteza, às empresas que pude me tornar parceiro, no decorrer destas duas décadas de minha vida, e às novas parcerias como CDL, LIMAC, Espaço ALEGRETE do casal de amigos Luciano Estivalet e Luciana, a CASA DE REPOUSO DA SSVP da cidade Monte Carmelo pelo carinho e nova missão, agora com os cidadãos da melhor idade, através de seu diretor Junio, Ricardo, colaboradores e moradores, a querida cantora e amiga Lívvia Bicalho, Carmen Steffens, Voyle, academia Aerofit da guerreira Carol loureiro, entre outras e a HINODE através de meus amigos e lideres, Hélder Andrade, André Brandão, Janaina e toda a equipe dos Águias, que me ajudam a gerar oportunidades para quem necessita, ao amigo Guilherme Nasser por este título. Carinho especial aos meus pais, irmãos, tios, sobrinhos, cunhados e cunhadas, a meus filhos pela honra de poder participar de suas vidas, ao meu filho de coração, meu genro, marido de Mariana, Flávio cordeiro de Paiva.
E a uma pessoinha muito especial, que com o devido respeito quebrando o protocolo, gostaria de convidar para ficar aqui ao meu lado a minha esposa, parceria e companheira de vida Rosilene Campos, venha aqui Rosi, por favor.
Rosi queria deixar claro que nada disto seria possível sem você ao me lado, me apoiando, me permitindo crescer, e principalmente pela compreensão por todas as vezes que tive que me ausentar de nossa vida conjugal e familiar em virtude do que considero uma missão de vida, as ações de prevenção e conscientização acerca de Drogas, e agora querida, divido com você este título de Cidadania Honorária da Cidade de João Monlevade, digo: somos hoje uma família que tem a marca desta cidade em nossos corações. E perante todos os presentes, quero te agradecer e beijar, registrando a grande admiração que tenho por você!
Despeço-me aqui meus sempre queridos, com um pensamento de um dos maiores lideres que marcaram suas presenças no Planeta Azul, o Líder Melvin Jones, um ser humano de índole incomparável, e um sentimento de igualdade indiscutível, que deu para o mundo um presente muito especial, o Lions Clube, que é uma verdadeira escola para a vida, onde quem participa aprende a valorizar cada oportunidade que a vida nos oferece, além do sentimento de fazer o bem, do companheirismo, e do amor pelo próximo.
E ele disse:
'Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo seu semelhante' e eu digo, FAÇAMOS A NOSSA PARTE!
DEUS ABENÇOES A TODOS... PAZ PROFUNDA