

Dr. Cloves Eduardo Benevides - Subsecretário de Políticas Antidrogas de Minas Gerais
..Minas avança e dá um exemplo para todo país, realizando o maior encontro de Políticas Públicas sobre Drogas do Brasil.  A SEEJ - Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por meio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas em parceria com o CONEAD MG - Conselho Estadual Antidrogas, reuniu mais de 1100 militantes, técnicos, especialistas e autoridades nas diversas áreas relacionadas a Álcool e Drogas, no suntuoso e confortável Hotel Tauá, na cidade de Caeté, Minas Gerais, e realizou a IV Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, com o tema " Violência, Drogas e Cidadania".
.
.
 

Dr. Aloisio Andrade - Presidente do CONEAD MG
.
.

Coral da FUCAM, encantando a todos os presentes
.
.
A maior parte destes participantes, foram eleitos e indicados nas diversas conferências municipais e regionais realizadas em todo Estado entre os meses de Abril e Agosto, representando seus municipios, COMAD's e entidades, como delegados.
..
Conselheiro Hamilton junto com os amigos de Itabira
Vereador Paulo Chaves e seu assessor Valério.
 .
.
Conforme estabelecido no regimento interno da conferência, o principal objetivo é estabelecer diretrizes para a consolidação e alinhamento do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, de discutir e elaborar a consolidação das propostas apresentadas nas etapas regionais e municipais.
Para a conferência foram convidados os maiores especialistas nos temas "Violência, Drogas e Cidadania",
..
Dr. Luiz Fernando Moreira - Palestra "Drogas e Economia"
..
Dr. Luca Santoro Gomes, "Mídia e Cidadania" a prática da
prevenção e a mídia ADVOCACY

Dr. José Manoel Bertolote - Aula Magna "Violência, Drogas e Cidadania".
e Palestrante do tema - "Comunidade e Cidadania".
.
.
   
 Dra. Márcia M. de Paiva Borges Martini - "Drogas, Direitos Humanos e Cidadania".
Dra. Márcia M. de Paiva Borges Martini - "Drogas, Direitos Humanos e Cidadania".
Nós do Lions Clubes Internacional, particiamos em todas as etapa do evento, e contamos com um 5 representates, entre eles a presença que muito nos honrou,  o nosso maior dirigente, o Governador do Distrito LC12 - Minas Gerais, CL. Célio Bonfim Ribeiro e sua esposa a CaL. Maria Célia Bonfim Ribeiro, que participou da solenidade de abertura compondo a mesa de autoridades e deixando a nossa mensagem de apoio a todas as ações desenvolvidas pelo Governo de Estado, e em particular ao nosso ícone maior, Dr. Cloves Eduardo Benevides, subsecretário de Políticas Antidrogas de Minas Gerais, a quem externamos públicamente a nossa admiração e respeito.
.
.

Equipe do Lions Internacional, com o Casal Governador CL. Célio Bonfim Ribeiro e a CaL. Maria Célia Bonfim Rineiro (Caratinga) ladeados pela CaL. Suely (Ipatinga).
..
Nossa querida Superintendente da SUBPAD - a mestra Dra. Geisa Calvert
.. 

Coordenando os trabalhos do Eixo Temático - CIDADANIA
..Os delegados aprovaram as seguintes propostas:
- 1. Capacitação de todos os profissionais e voluntários envolvidos com os conselhos municipais.
- 2. Aumentar o repasse de recursos financeiros aos municípios para os trabalhos de prevenção.
- 3. Efetivar a implantação do Fundo Municipal Antidrogas em todos os municípios.
- 4. Realizar campanhas de conscientização em âmbito municipal, regional, estadual e nacional, informando que a dependência química é uma doença tem tratamento e possibilidade de reinserção social.
- 5. Ampliar e equipar mais conveniente a rede de suporte para acompanhamento terapêutico do dependente químico, ampliando parcerias, inclusive com poder judiciário e fortalecendo aquelas já existentes.
- 6. Criar centros Municipais e Regionais de reinserção com oficinas voltadas para geração de renda, com financiamento estadual e equipe multidisciplinar em parceria com o FAT (FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR).
- 7. Garantir recursos orçamentários, criação e ampliação de locais de tratamento destinados a crianças, adolescentes, mulheres vítimas da dependência química, ampliando parcerias em nível federal e estadual para criação e ampliação de locais de tratamento destinados a crianças, adolescentes, mulheres vítimas da dependência química, ampliando parcerias, inclusive com o poder judiciário e fortalecendo aquelas já existentes.
- 8. Promover estratégia de divulgação, elaboração de materiais educativos, sensibilização e discussão com a crimes , delitos e inflações, prevenindo-os e coibindo-os por meio da implantação e efetivação de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida toda população.
- 9. Constar no currículo estadual e municipal, os temas: drogas, violência e cidadania, incluindo os ensinos: fundamental e médio (EDUCAÇÃO BÁSICA) e que não seja limitada ao tema transversal.
- 10. Incluir na dotação orçamentária a pactuação da esfera estadual e federal recursos para custeio de políticas públicas sobre drogas, priorizando os municípios de pequeno porte ou de menor IDH.
- 11. Efetivar as propostas de criação de taxas sobre atividades das indústrias de bebidas alcoólicas e do tabaco, para financiar tratamento, recuperação, reinserção social e ocupacional de dependentes químicos e familiares.
- 12. Investir em casas de recuperação já existentes e construir novas casas para crianças e adolescentes: feminino e masculino com a rede parceira.
- 13. Criação pelo Tribunal de Justiça de portaria que determine horário máximo para permanência de crianças e adolescentes na rua sem a companhia dos pais ou responsáveis.
- 14. Coibir as propagandas e anúncios que promovam apologias ao uso de álcool e drogas.
- 15. Criação de mecanismo de restrição ao funcionamento ao horários dos bares.
- 16. Capacitar os operadores de segurança pública e demais profissionais de todos segmentos transversais com o objetivo de humanizar o atendimento durante a abordagem aos dependentes químicos e familiares.
- 17. Mobilizar através do governo estadual a implementação nos municípios do PRONASCI, incluindo os municípios com menos de duzentos mil habitantes, implementando o GGIM(Gabinete Gestão Integrada Municipal), para os municípios mineiros em situação de crescimento da criminalidade.
- 18. Ampliação através da mídia: Campanhas educativas antidrogas, em horário nobre, direcionadas às famílias. Em rede municipal, estadual e federal divulgando ações do COMAD.
- 19. Que os recursos do fundo nacional antidrogas, sejam alocados nos municípios para investimento em programas educativos de prevenção ao uso de drogas e enfrentamento a violência
- 20. Garantir recursos para capacitação de profissionais da educação, saúde, assistência social, Conselho Tutelar e demais conselhos municipais, pais (família), como agentes Criação e ampliação do numero de delegacias especializadas em atendimento a mulher no trato das questões de violência e violência doméstica em todas as comarcas.
- 21. Disponibilizar recursos financeiros para implementação do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas) nos municípios;
- 22. Fortalecer os modelos de grupos de apoio para familiares e dependentes químicos com apoio municipal através de parcerias;23. Criar espaços de formação profissional para desenvolvimento de habilidades visando a reinserção social;
- 24. Criar mecanismos de acolhimento e tratamento para crianças e adolescentes, mulheres e portadores de necessidades especiais envolvidos com drogas garantindo uma equipe mínima de atendimento em cada município;
- 25. Destinar recursos e bens apreendidos do tráfico de drogas para os COMADs direcioná-los às instituições que compõem a rede municipal;
- 26. Implantar centros de referencia regionais para atendimento ao dependente químico;
- 27. Criar o selo estadual de certificação de idoneidade e segurança para empresas captadoras de doações da sociedade destinadas a instituições que trabalhem com prevenção, tratamento e reinserção do usuário de álcool e outras drogas, com direcionamento e divulgação por parte do estado;
- 28. Estender o programa “Papo Legal” a todos municípios de forma regionalizada;
- 29. Garantir recursos no âmbito municipal e estadual para a implantação de uma Coordenadoria de Políticas Públicas sobre drogas que desenvolva ações municipais para a prevenção, tratamento e reinserção social, de forma a estimular as Secretarias Municipais a responsabilizarem-se pelo desenvolvimento de projetos voltados para a qualidade de vida (lazer, esporte, cultura e atividades de trabalho) para a atenção integral aos usuários e familiares.
- 30. Criação e implementação do número de delegacias especializadas em atendimento a mulher no trato das questões da violência e violência doméstica em todas as comarcas.
Propostas mais votadas:
.
.
- 198 votos: proposta 25
- 142 votos: proposta 07
- 125 votos: proposta 21
- 117 votos: proposta 10
- 109 votos: proposta 09
- 107 votos: proposta 29
.
.
 Repondo as energias para mais um dia de trabalho
Repondo as energias para mais um dia de trabalho

As competentes Dra. Flávia Assumpção (Diretora do OMID), Dra. Heloisa Agnes (Superintendente do CREAD) e Renata (Comunicação SEEJ)
..
As queridas representantes da cidade de Itamarandiba, lideradas pela eficiente Sônia Mattos.
.
.
 
Representantes da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo.
.
 
Representantes da cidade de Manhuaçu
.
.Parabéns Dr. Cloves Eduardo Benevides, ao querido amigo Zezé Oliveira, presidente da Comissão Organizadora da Conferência, a todos os diretores e funcionários da Subsecretaria de Politicas Antidrogas de Minas Gerais, ao nobre Dr. Aloísio Andrade e membros do CONEAD. Um parabéns especial a todos vocês que carinhosamente assumiram sua responsabilidade de cidadãos e vieram com suas equipes, representando nosso povo, a nossa gente e mostrando a força das MINAS GERAIS. Missão cumprida.......Hamilton Henrique Siqueira