CONTADOR DE VISITAS

Páginas

sábado, 28 de maio de 2011





O DIA MUNDIAL SEM TABACO,  31 de maio é considerado uma importante data no calendário de eventos estratégicos por todas organizações na luta contra as drogas em todo mundo. 
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde   (OPAS/OMS), que todos os anos elege um tema de grande relevância para as ações mundiais de controle de tabaco e o coloca em evidência, realizando atividades nos países no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco.



Em 2011, o Dia Mundial Sem Tabaco fará alusão à importância da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT, OU FCTC na sigla em inglês) da OMS como um instrumento de mobilização social, onde estão contidas as diretrizes políticas para o CONTROLE DE TABACO. A escolha deste tema tem o claro objetivo de apoiar os países na transposição das dificuldades para adotar tais diretrizes, além de dar um enfoque político às ações de controle de tabaco nos países.



A CQCT-OMS é o primeiro tratado internacional de saúde pública, aprovado pela Assembleia Mundial de Saúde em fevereiro de 2005, com a participação de seus 192 países membros. Traz uma série de medidas que devem ser adotadas pelos países que aderiram ao tratado, a fim de reduzir a epidemia do tabagismo em proporções mundiais, abordando em seus artigos temas como propaganda, publicidade e patrocínio, advertências, marketing, tabagismo passivo, tratamento de fumantes e impostos e comércio ilegal de produtos de tabaco.

NO BRASIL

PORQUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM O RISCOS PROVOCADOS PELO CIGARRO?




Os números são alarmantes e não param de subir. A cada hora 10 pessoas morrem por doenças relacionadas ao cigarro no Brasil. Em todo o mundo esse número sobe para quatro milhões em um período de um ano.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo.



COMPOSIÇÃO DO CIGARRO



- A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; constituída de duas fases: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.






- O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.

- O monóxido de carbono (CO) se junta à hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo, dificultando a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.

- A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa.





VAMOS AO DESAFIO, TOME A DECISÃO CERTA E PARE DE FUMAR

VEJA ALGUMAS DICAS 

  1. No dia marcado, pare com o cigarro de maneira abrupta.
  2. Evite as situações que aumentem o desejo de fumar.
  3. Use a medicação prescrita pelo médico.
  4. Fuja da rotina e do estresse.
  5. Para combater a ansiedade pratique atividade física, chupe uma bala.
  6. Nos momentos em que o desejo pelo cigarro for intenso, a respiração labial pode ser útil: encha o peito de ar bem profundamente, feche os olhos e exale o ar lentamente através dos lábios semicerrados, durante a exalação fique relaxado e procure sentir todas as partes do corpo, repita o processo sempre que preciso.
  7. Evite locais fechados em que possa haver pessoas fumando.
  8. Beba bastante água e procure comer alimentos mais leves.
  9. Lembre-se dos benefícios que terá ao parar de fumar.
  10. Não hesite em procurar o seu médico.



FONTES: ONU, UFJF, Gerson cal., geopr.1, queroparar, entre outros

Nenhum comentário: