Em Belo Horizonte, no dia 27 de Março de 2014, no auditório da ACM - Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, aconteceu a reunião ordinária do CONEAD MG - Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, coordenado pelo Presidente Dr. Aloísio Andrade com presença de grande parte dos membros que compõe o conselho. Nesta reunião em especial tivemos as visitas dos representantes do Poder Judiciário Dra. Valéria Rodrigues, Juíza da Vara Infracional da Juventude de Belo Horizonte e do Juiz de Dr. José Ricardo dos Santos Veras Coordenador executivo do Programa Novos Rumos, que na oportunidade nos apresentaram temas como a redução da maior idade civil, revisão do código penal brasileiro, bem como as iniciativas em desenvolvimento para uma maior eficácia na ressocialização de menores infratores. Paz Profunda a todos... Hamilton Henrique Siqueira.
PALESTRANTE, CAPACITADOR E ARTICULADOR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS E NA TEMÁTICA ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. CONSULTOR EMPRESARIAL EM NEGÓCIOS
CONTADOR DE VISITAS
Páginas
domingo, 30 de março de 2014
domingo, 23 de março de 2014
22 de Março - Dia Mundial da Água...
22 de Março, um dia para adquirimos "Consciência".
Paz Profunda a todos... Hamilton Henrique Siqueira.
História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Façamos a nossa parte, nosso futuro neste planeta ainda depende de nós. Sejamos conscientes... Paz Profunda a todos... Hamilton Henrique Siqueira.
21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down
"Nada é mais deficiente que o Preconceito, e nada é mais eficiente do que o Amor.
Val Marques" 21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down.
Paz Profunda! Hamilton Henrique Siqueira.
O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março, chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome. A data 21/03, ou 3/21 na grafia americana, faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam esta ocorrência genética e foi ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. Em 2012, por iniciativa do Brasil, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU. No Brasil, houve muita repercussão na mídia desta data em 2007, pela presença do jogador de futebol Romário e da novela Páginas da Vida.
TAE KWON DO - UMA PAIXÃO...
Uma das minhas maiores paixões, o Tae-Kwon-do. Compartilho com todos amigos(as) um pouco desta que é mais que uma arte marcial, é uma filosofia de vida... Kiunhê. Gansa Ram!!! Paz profunda a todos. Hamilton H Siqueira.
Tae significa pé, chutar, pular, equilibrar e até defender. Kwon- significa mão, socar, bater ou defender, Do- significa caminho, maneira ou filosofia da vida. O praticante de Taekwondo já pode se considerar vencedor. O início do desafio para dominar o desejo corporal próprio através do treinamento.
Este é um início da maravilhosa jornada.Origem e História do Taekwondo As artes marciais coreanas tiveram a sua origem séculos antes do nascimento de Cristo, e desenvolveram uma enorme variedade de armas. Todas as armas usadas em combate eram incluídas como parte do treinamento militar. Somando-se a tais habilidades complexas, as possibilidades e vantagens das armas corporais naturais não eram ignoradas, e as habilidades de combate sem o auxílio de instrumentos também eram valorizadas. Dessa forma, um ramo da ciência militar baseado nas armas naturais (punhos, mãos e pés) foi estabelecido. Conhecido primeiramente como su bak , e depois, através dos séculos, chamado de Kwon Bup, e então Tae Kyon, foi uma parte vital do treinamento de um guerreiro. O nome Tae Kwon Do foi escolhido em 1955 por um grupo de líderes da arte, e foi adotado oficialmente como esporte nacional da Coréia pelo presidente da República da Coréia em 1965. 4.300 Anos A história da Coréia é tão longa e excitante quanto a história do Taekwondo. O lendário rei e soldado ? Dan-Gun? reuniu várias tribos em um reino unificado, 23 séculos antes do nascimento de Cristo.
Esse reino, fundado no ponto alto da história egípcia e séculos antes da fundação do Império Romano, durou mais de 12 séculos. Em seguida, os três reinados emergiram - Koguryo (37 a.C.- 668 d.C.), localizado na Mandchúria Sulina e Coréia Setentrional; Paekje (18 a.C.- 600d.C.), às margens do rio Han e a sudoeste da Coréia; o Silla (57 a.C.- 936d.C.). Achados arqueológicos, tais como pinturas nos murais das tumbas reais da dinastia de Koguryo, as esculturas em pedra de pagodas de templos produzidas durante o período Silla, e documentos escritos na dinastia Paekje, mostram muitos estudos de posturas, habilidades e movimentos de luta que lembram bastante as posições e formas atuais do Tae Kwon Do.
Tive a honra de praticar durante mais de 26 anos (entre idas e vindas) esta nobre arte, e grande parte de minha disciplina, postura, caráter e sensibilidade, devo ao Tae-Kwon-do, e agradeço ao Kwan Ja Nim: Grão - Mestre Park pelos ensinamentos para a vida. Kwan Ja Nim Kiunhê, Gansa Ram ...
domingo, 9 de março de 2014
ELA... Uma Mulher
ELA
Onde a flor deixa o perfume
E a luz reflete o lume mais sublime,
Há sempre uma mulher que imprime
Seu rastro de estrela encarnada,
De um ser meio fada,
A tecer buscas e encontros.
O que fia a mulher, o que tira da roca
É oferta... Dita a canção da vida.
Mulher nunca é poente, é nascente
A romper cercas e travas... Segue a rota
Das cores seletas, mesmo que a certeza das dores
Seja a única condição... Ela, só ela, é aquela
Que puxa do tempo a linha longa e amarela
E vela os sonhos do agora e os que ainda virão.
Stella de Sanctis
Arte: Carlos Queiroz
Paz Profunda... Hamilton Henrique Siqueira
Assinar:
Postagens (Atom)