Mais um importante momento em minha vida. Nesta quarta feira dia 03 de Dezembro de 2014 (meu aniversário), fui honrado através de homenagem da Câmara Municipal de João Monlevade, recebendo o Diploma do Dia Internacional do Voluntário.
Na ocasião fui convidado a subir ao púlpito e expressar em nome de todos os homenageados, a importância deste exercício e sentimento que é ser voluntário.
Desde 1985 a Organização das Nações Unidas institui o dia 5 de dezembro como o dia internacional do voluntário. A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos. O serviço voluntário além de trazer um retorno intangível em termos de satisfação e bem-estar para quem o pratica, também pode fazer a diferença na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. As empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais que estejam engajados em algum tipo de trabalho voluntário junto à sociedade. Primeiro porque os empresários visam a melhoria nos serviços prestados ao cliente, e pessoas com espírito social, normalmente, são mais eficazes nesse ponto. Segundo porque, se a pessoa tem olhos para a sociedade da qual faz parte, dentro da empresa terá uma visão de conjunto capaz de abranger todo o contexto e não apenas o seu setor. Em meu caso, as atividades relacionadas a temática Álcool e outras drogas, vem sendo o meu foco. Acreditar que podemos fazer a diferença e diante deste reconhecimento público, me sinto ainda mais motivado e fortalecido para continuar esta luta, juntamente com outros milhares de cidadãos que anonimamente fazem a sua parte, em várias áreas sociais. E ser voluntário é acima de tudo, ser perseverante, pois além de todos os obstáculos naturais que emergem em todos os processos, vem o preconceito daqueles que ao invés de apoiarem, caminham no lado oposto, criticando, rotulando e muitas vezes prejudicando o andamento de várias ações.
Em meu conceito ser voluntário é o cumprimento de uma determinação divina de "Amar ao próximo", como falamos em Lions Internacional, "É agir desinteressadamente", sem visar lucros, mas sim o bem estar de quem nos propomos a ajudar. Por isto, agradeço ao Cósmico por me habilitar nesta divina missão, a minha família que sempre meu apoiou e compreendeu os momentos que me ausentei, e a todos vocês que no decorrer de meus 20 anos de ações voluntárias, se fizeram presentes ao meu lado, me dando o apoio e atenção que necessitava para cumprir a minha missão, é com vocês que divido este reconhecimento. Paz profunda a todos! Hamilton H Siqueira.
Fotos: Cíntia Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário