CONTADOR DE VISITAS

Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Dia Internacional de Combate às Drogas e Semana Nacional Antidrogas





Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. A primeira conferência sobre o assunto foi convocada pela ONU em fevereiro de 1990, firmando de 1991 a 2000 como anos internacionais de combate às drogas.





Em 1997 a ONU criou o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) com o objetivo de prestar cooperação técnica aos países-membros para reduzir os problemas na área de saúde (como o HIV) e social (como a violência) que tenham relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime. A cada ano, no mês de junho, o UNODC prepara uma campanha internacional de prevenção a drogas, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.




No Brasil foi criada a  Semana Nacional Antidrogas e em Minas Gerais a Semana Estadual Antidrogas, onde diversas ações envolvendo o Governo Estadual e os governos municipais em parceria com a sociedade organizada, assumem uma postura de luta contra o mal que cresce a cada dia destruindo as famílias, AS DROGAS.

Este ano pude participar diretamente na semana antidrogas de várias cidades. Um  grande número de eventos, envolvendo a sociedade como um todo, entidades governamentais e não governamentais, em ação conjunta ministrando palestras em escolas, audiências públicas, capacitações para conselheiros antidrogas, teatros, caminhadas, blitz educativas e dezenas de atividades demonstrando a união da sociedade organizada contra as drogas.



SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO,  o COMPPUD – Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, tendo a frente sua presidente Gisele, organizou vários eventos, com um time de palestrantes muito especial, como os queridos Ronaldo e Ana Luiza Vianna ( Terra da Sobriedade e Papo legal), Heloísa Agnes, Terapeuta ocupacional (palestras em escolas e capacitação para conselheiros) e este que aqui escrevi, Hamilton Siqueira, no dia 20 de junho, palestra Adolescência x Drogas – Mito ou realidade, para alunos da rede de ensino municipal, entre outros.








Em seguida seguimos rumo a ITAMARANDIBA, dias 25 e 26 de junho, a convite do presidente do COMAD, Sr. Jeová, participei de um momento impar, o centenário da Assembléia de Deus no Brasil, tive a honra de poder falar para aproximadamente 2000 pessoas em praça pública sobre FAMÍLIA, FILHOS E AS DROGAS, registrando meu agradecimento especial pelo carinho com que foi recebido por todos os pastores e membros das assembléias de Deus de várias cidades de todo estado ali presentes, além da presença do Prefeito municipal e do presidente da câmara de vereadores e autoridades locais.








Caminhando ainda um pouco mais, chegamos a SABINÓPOLIS, para participar como palestrante da capacitação para conselheiros antidrogas e entidades da rede local, evento organizado pelo competente COMAD, através de seu presidente Eder. Nesta capacitação pude trabalhar ao lado de uma grande amiga e competente especialista em dependência química Dra. Heloisa Agnes, no processo pude falar sobre as políticas públicas sobre Drogas, controle social, conselhos municipais e o papel do conselheiro antidrogas (exercício de cidadania).







Chegou a vez de ITABIRA, dia 29 de Junho, através do meu querido amigo e guerreiro Valério Adélio, (que é assessor do Sr. Paulo Chaves, vereador que juntamente com o também vereador, CL. Élson Sá "Lions Clube de Itabira", lutam pela política pública sobre drogas de Itabira), fui convidado para momentos extremamente importantes em nossas ações contra as drogas.





 

Ministrei palestra para mais de 300 alunos e professores, que contou com a presença da Sra. Solange (diretora da escola estadual EENZA), Sra. Lucimara (Secretária Municipal de Educação de Itabira), do Sr. Valério Adélio (Câmara Municipal de Itabira), além de outras autoridades.





o segundo momento na prefeitura Municipal, representando o CONEAD – Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Indicado pelo Presidente do CONEAD MG Dr. Aloisio Andrade), foi empossado pelo Prefeito Municipal João Izael os conselheiros do COMPPUDI– Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Itabira, em solenidade que contou com a presença de várias autoridades locais além de representantes de várias entidades como AMAI, Rotary, Maçonaria e Lions.

 




A noite esteve em Itabira o presidente do CONEAD MG - Dr. Aloisio Andrade, para falar sobre as políticas públicas sobre Drogas e celebrar a posse do COMPPUD de Itabira.

A “Caminhada pela vida” que contou com cerca de 2000 pessoas, encerrou a programação da IV Semana Municipal de Prevenção às Drogas, realizada no período de 26 de junho a 2 de julho. 
O evento foi um sucesso, a IV Semana Municipal de Prevenção às Drogas foi organizada pela Prefeitura e Câmara Municipal, Polícia Militar, com o apoio de diversas instituições. 













Para finalizar esta maratona de eventos, não poderia deixar de citar o belo exemplo da Polícia Militar de Itabira, que através de uma ação voluntária liderada pelo querido amigo Sargento Caldeira e uma equipe de  brilhantes policiais que fazem parte do PROERD e do GOE - Grupamento Operacional Escolar , desenvolveram um Teatro Interativo denominado “Túnel das Drogas” que é apresentado ao vivo, criando ambientações similares às do mundo das drogas e nos mostrando com grande fidelidade, os passos do crime organizado e o sofrimento de quem se envolve e ser torna vitima das drogas. As apresentações nesta semana antidrogas foram assistidas  por aproximadamente 1500 pessoas, com cerca de 80% deste público sendo de alunos das escolas de Itabira. PARABÉNS SARGENTO CALDEIRA E EQUIPE, voçês são a prova da eficiência e da dedicação que faz a Polícia Militar de Minas Gerais ser a melhor qualificada em todo país.












Não podendo deixar de parabenizar os eventos realizados em outras dezenas de cidades em nossas Minas Gerais.




  
Fontes: ONU / UNODC / PREFEITURA DE ITABIRA

Nenhum comentário: