Caros Companheiros, companheiras, leos, Conselheiros, amigos e amigas
Durante anos, venho dedicando parte de minha vida às ações contra as drogas, sempre me capacitando através de cursos em várias instituições de ensino na temática Álcool e Drogas, com um objetivo específico de poder colaborar com projetos que possam minimizar os terríveis problemas sociais provocados pela ação do narcotráfico, através da proliferação dos vários tipos de drogas inseridas diariamente em todas nossas comunidades, destruindo famílias inteiras, e nos fazendo reféns deste mal do milênio.
O Combate ao uso de drogas é uma tarefa difícil e as ações devem ser constantes, cada vez mais agregando as novas tendências e a possibilidade de parcerias em nossas comunidades. Trata-se de uma luta gigantesca onde a união de esforços e interesses comuns é primordial para que possamos vencer o inimigo que tem se mostrado articulado e poderoso. "Parceria", é o nome do jogo, pois um problema socio-cultural tão complexo como este somente poderá ser equacionado com a participação de todos, indistintamente, e o Lions não pode se furtar a este princípio.
No decorrer de todo processo, tenho percebido que o envolvimento verdadeiro do poder público é fundamental para catalisar um processo de adesão em massa pela comunidade, oferecendo subsídios e solidez ás ações que deverão ser apoiadas e fiscalizadas pela sociedade. Nesse sentido, com o apoio de nossos dirigentes leonísticos, estamos propondo uma ação leonística global, no sentido de sensibilizar os municípios do Brasil que ainda não possuem o seu COMAD - Conselho Municipal Antidrogas - que o façam , tendo como grandes incentivadores os diversos Lions Clubes espalhados pelos nossos estados.
Aqui estão presentes os principais apoiadores de minhas ações através do LIONS, gestões consecutivas de dirigentes leonísticos, meu querido amigo Ex-presidente do Conselho de Governadores EPI CL. Flávio Mendes, os amados Governadores, EGD. CL. Waldemar Montezano, EGD. CaL. Maria José e o EGD. CL. Célio Bonfim.
Não posso deixar de citar, o apoio de nosso Governador CL. Fernando Barcelos, que nos manteve nas assessorias e a equipe ELAD, a quem agradeço, principalmente pela compreenção no meu afastamento involuntário por motivos alheios a minha vontade, como saúde e vida profissional. OBRIGADO Governador Fernando Barcelos!
Durante o processo desenvolvemos a criação da ELAD - Equipe permanente de Lions contra as drogas, que conta com um grupo de Companheiros (as), que será capacitado para em suas regiões intervirem nas ações sociais contra as drogas.
Em Minas Gerais, as ações do Lions conta com o apoio do Governo de Estado junto a Subsecretária de Políticas Antidrogas, na figura de uma das maiores referências em temáticas sobre álcool e drogas, Dr. Clóves Eduardo Benevides, parceiro e amigo, que motivou um fato inédito, um convênio entre o Governo de Estado de Minas Gerais e a Associação Internacional de Lions Clubes DLC12, que terá continuidade em breve.
Subsecretário de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides
Momento histórico, Lions DLC12 e Governo de Minas se comprometem nas ações contra as Drogas
Outro importante apoio é o do CONEAD MG - Conselho Estadual Antidrogas de Minas Gerais, através de seu presidente Dr. Aloísio Andrade, orgão do qual sou conselheiro, na cadeira de representação dos municípios de Minas Gerais, tendo sido eleito pelo colegiado de Presidentes de COMADS, e que em breve terá uma cadeira exclusiva para o Lions Internacional de forma efetiva.
Dr. Aloísio Andrade, presidente do CONEAD MG
Por isto temos que viver este momento importante onde nós Leões podemos assumir nossa responsabilidade social diante da luta contra as Drogas.
As localidades que contam com um bem estruturado Programa Municipal Antidrogas estão melhor preparadas para enfrentar as dificuldades que se apresentam no setor, uma vez que promovem a verdadeira conscientização pelo efetivo envolvimento comunitário acerca das drogas. Sejamos nós, Leões, Domadoras e Leos, os semeadores dessa boa nova.
Cada COMAD instalado em algum município por iniciativa e estímulo de um Lions Clube será sem dúvida, uma comunidade melhor preparada para o enfrentamento contra as drogas. Já existe um modelo, e a vontade de todos em tornar isso uma realidade, assim, só falta que os Leões iniciem esse processo, influenciando as autoridades locais para que os COMADs sejam oficialmente implementados, contando obviamente com o apoio e a participação de toda a comunidade.
Este é o desafio que lançamos aos Leões não apenas de nossas Minas Gerais, mas do Sudeste Brasileiro e porque não de todo nosso amado País.
Vamos utilizar nossos contatos e influência social para colaborar e munir nossos municípios de uma estrutura oficial e participativa que fará a diferença no combate às drogas.
Se em sua cidade ainda não existe um COMAD ou alguma ferramenta para ações contra as drogas, faça com que seu clube possa deflagar este processo para o bem de sua comunidade. São os Lions Clubes despertando a atenção das autoridades, estimulando e colaborando na criação de Conselhos Municipais Antidrogas, no apoio as Comunidades Terapeuticas, aos grupos de mutuo ajuda, apoiando as escolas, e tantas outras formas de apoio.
Não hesite em me contactar, por e-mail ou telefone, caso julgue que a minha colaboração possa lhe ser útil.
Deixo alguns pensamentos que considero importante para nossa reflexão diária.
" PARA QUE O MAL TRIUNFE, BASTA QUE OS BONS FIQUEM DE BRAÇOS CRUZADOS.... "
" NINGUÉM COMETE ERRO MAIOR DO QUE NÃO FAZER NADA, PORQUE SÓ PODE FAZER POUCO..."
Edmund Burke - Irlanda Século XVII
Abraços fraternais,
fonte:
Redação própria atualizada com alterações de matéria anterior