CONTADOR DE VISITAS

Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE PREVENÇÃO DO CONEAD MG

No dia 29 de Novembro, aconteceu na sede do CONEAD MG - Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a primeira reunião ordinária da Câmara Técnica de Prevenção. 

Nesta reunião tivemos a honra de poder contar com a participação do presidente do CONEAD MG, Dr. Aloísio Andrade, e dos conselheiros pertecentes a câmara técnica representando os vários seguimentos do CONEAD, como Lions Internacional, Grande Loja Maçônica, Rotary Clube, SSVP, Sindicato dos Jornalistas, ACM, Assembléia Legislativa, PMMG, SERVAS, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, Conselho Regional de Farmácia e Conselho Regional de Psicologia.








Dr. Aloísio fala sobre a história do CONEAD MG e dá um panorama das políticas públicas desenvolvidas em Minas Gerais e em todo país.






Como coordenador da Câmara Técnica de Prevenção, apresentei aos novos conselheiros,  a importância do envolvimento da sociedade organizada nas ações contra as drogas, onde vejo como primordial as parcerias entre as Entidades Não Governamentais e as Governamentais, se aliando e somando forças. 







Como membro do Lions Clubes Internacional, apresentei as ações diversas que são desenvolvidas pelos clubes de Lions em todo estado de Minas Gerais, agindo principalmente na prevenção e na articulação com as forças locais, motivando eventos para a sociedade, apoiando as comunidades terapeuticas e entidades que estejam diretamente ligadas à temática álcool e outras drogas. Outro ponto que pude apresentar foi sobre o programa Lions Quest "Lions para a Juventude" e a criação da ELAD, Equipe Lions Contra as Drogas valorizando a Vida.





O Lions Quest é um programa criado pela Fundação de Lions Clubs International, sendo um programa aplicado nas escolas de forma definitiva e que desenvolve as habilidades dos jovens para sua rotina de vida e auxilia na  prevenção ao uso de drogas. Os programas de Lions Quest ensinam aos jovens as habilidades necessárias para terem sucesso profissional e em suas vidas particulares. Estas habilidades são:
  • Aprender a aceitar as responsabilidades;
  • Comunicar-se de forma eficaz;
  • Estabelecer metas;
  • Tomar decisões responsáveis;
  • Resistir à pressão ao uso de Álcool e outras Drogas.
Programas do Lions-Quest criam uma interação constante entre escola, educadores, alunos, familias e a comunidade. O Lions Quest já é aplicado em mais de 50 paises em todo mundo e no Brasil esta sendo desenvolvido com sucesso em alguns estados. A implantação do programa se dá com aprovação do MEC e a parceria entre o Lions e Município através da secretaria de Educação. Em breve estarei apresentando o programa em sua integra.



Nenhum comentário: