CONTADOR DE VISITAS

Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PALESTRAS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES - ITABIRA






Dentro do ciclo de Palestras "Quero Viver"organizado pela AMAI - Associação Municipal Assistencial Itabirana, como Assessor de Conscientização Acerca de Drogas da Associação Internacional de Lions Clubes - Brasil - DMLC e DLC12, fui honrado com o convite para realizar 02 palestras no espetacular CNSD - Colégio Nossa Senhora das Dores da cidade de Itabira. 





Fiquei encantado com tudo que aconteceu neste dia 23 de Outubro de 2012. Saí de João Monlevade às 6h30m da manhã chegando a Itabira às 7h19m, onde me encontrei com a Sra. Sônia Rodrigues que é a coordenadora do projeto Quero Viver e nos dirigimos ao CNSD onde iria realizar as palestras.

Chegando ao CNSD, fomos carinhosamente recebidos pela Coordenadora Giselle Drumond Laje Assis Coura, que nos deu as boas vindas e nos apresentou a estrutura do colégio. Fiquei encantado com tudo que vi e ouvi, tanto que compartilho com todos um pouco da história deste fantástico colégio.





CNSD - COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES - UM LEGADO DE VIDA


Devido à perseguição do governo Francês aos educandários religiosos, Madre Maria de J es us , (fundadora do Colégio Nossa Senhora das Dores) natural de Lyon, França, veio para o Brasil em companhia de sua prima, Madre Maria Miguel do Sagrado Coração, com o objetivo de realizar seu grande ideal de educadora. Elas chegaram em nossa pátria no dia 28 de agosto de 1913. Logo após, seguiram para a pequena cidade de São Domingos do Prata, a convite do pároco, Padre Sanson, e aí iniciaram uma escola. Os anos se passaram... Muitas dificuldades surgiram e elas não tinham condições de ampliar as dependências do pequeno Colégio, que aos poucos ia crescendo. Dez anos mais tarde, a convite de D. Thereza Andrade e por insistência de pessoas atuantes em Itabira, foi fundado o Colégio Nossa Senhora das Dores, aos 15 de fevereiro de 1923, com apenas 7 alunas... Estava lançada a semente. Os frutos viriam depois, com as bênçãos de Deus e a proteção da Mãe das Dores. O Colégio funcionou em regime de internato e externato até o ano de 1971, atendendo também às cidades vizinhas e a vários Estados do Brasil, formando assim várias gerações. Anexo ao Colégio funcionava ainda um orfanato destinado a menores carentes, até o ano de 1973. Até 1970 as aulas eram dadas somente pelas irmãs. No final do ano, uma bela exposição de trabalhos manuais, pinturas, desenhos, modelagens... atraía muitos visitantes. Na véspera da formatura das Normalistas, uma sessão teatral muito apreciada por todos, com bailados, comédias e dramas, quase sempre escritos pela própria fundadora.

Os tempos mudaram... Houve grandes transformações.

Em 1970 fechou-se o internato. O Colégio abriu-se também a alunos do sexo masculino. Além das Irmãs, outros professores foram convidados a lecionar aqui.

Os tempos mudaram, é certo. O Colégio não poderia estacionar...

Mas, o espírito de Madre Maria de Jesus, que sempre animou todas as Religiosas, continua vivo neste Colégio que ela tanto amou. "Depois da França, Itabira ocupa o 1o lugar no meu coração". Madre Maria de Jesus faleceu no dia 31 de maio de 1963. Seus restos mortais se encontram no Cemitério do Cruzeiro, em Itabira, junto às Irmãs ali sepultadas. Glória ao Senhor que cuidou com especial carinho desta obra iniciada por Madre Maria de Jesus e continuada pelas Irmãs que procuram seguir as pegadas de sua fundadora.(fonte: cnsditabira)

Visite o site: www.cnsditabira.com.br 













A Palestra Fazendo as suas Escolhas - Uma conversa sobre drogas, o mito e a realidade, foi realizada em duas etapas uma para todas as turmas das 7as. séries e outra para as turmas de 8as. séries, e pude conversar  com os adolescentes sobre a importância de nossas escolhas (tomada de decisões) em nossas vidas.











Obrigado por tudo caras Sônia Rodrigues (AMAI), Giselle Drumond , Luciene Alvarenga, equipe de educadores e alunos do CNSD, pelo carinho e energia positiva que compartilhamos em nosso encontro.

PAZ PROFUNDA A TODOS....

Nenhum comentário: